Notícias

Seu emprego te estressa? Veja 5 dicas para gerenciar o estresse no ambiente de trabalho

Veja dicas para colocar em prática no seu trabalho e reduzir o estresse.

O estresse no trabalho é uma realidade para muitos profissionais, afetando a saúde física e mental e, consequentemente, a produtividade. Com demandas crescentes e prazos apertados – especialmente na contabilidade – é fundamental adotar práticas que ajudem a lidar com a pressão.

Ainda mais nessa reta final de ano, quando muitas obrigações contábeis acumulam, é essencial aprender a lidar com o estresse do trabalho para que a situação não se desenvolva para uma futura Síndrome de Burnout e outras doenças relacionadas ao estresse.

Aqui vão cinco dicas para gerenciar o estresse e manter o equilíbrio no ambiente de trabalho:

Organize-se e defina prioridades

Manter uma agenda organizada ajuda a visualizar tarefas e definir prioridades, evitando que você se sinta sobrecarregado. Crie listas diárias de tarefas e estabeleça prazos realistas. Isso permite focar nas atividades mais importantes e reduzir a sensação de estar “perdendo o controle” do seu tempo.

Descanse sem peso na consciência

Trabalhar sem pausas pode parecer produtivo, mas acaba aumentando o estresse e diminuindo a eficiência. Interrompa suas atividades por alguns minutos a cada uma ou duas horas. Caminhe, respire profundamente ou faça alongamentos leves. Essas pausas curtas ajudam a “recarregar as energias” e a manter o foco.E quando for dia e hora, descanse sem peso na consciência. Nada de ficar abrindo o celular e o computador para trabalhar na sua folga!

Estabeleça Limites entre Trabalho e Vida Pessoal

Com a flexibilização do trabalho remoto, a linha entre vida pessoal e profissional pode se tornar tênue. Estabeleça um horário para iniciar e encerrar o expediente e evite responder e-mails ou mensagens fora desse período. Ter um limite claro ajuda a reduzir a sobrecarga e a garantir tempo para descansar e recarregar as energias.

Imponha Limites

Impor limites significa definir claramente até onde você pode ir sem comprometer suas responsabilidades e seu bem-estar. Isso envolve comunicar de forma assertiva quando algo está fora do seu escopo ou quando você já está sobrecarregado. Essa prática ajuda a evitar a sobrecarga e garante que você possa focar em suas tarefas prioritárias sem sacrificar a qualidade.

Saiba quando dizer não

Dizer “não” de forma educada, mas firme, é igualmente importante. Nem sempre é fácil, mas entender que recusar pedidos que ultrapassam sua capacidade também é uma forma de respeitar suas próprias necessidades e limites. Aprender a dizer “não” não é um sinal de falta de comprometimento, mas sim uma maneira de gerenciar melhor seu tempo e energia, preservando sua saúde mental e a qualidade de seu trabalho.

Ao precisar dizer “não,” seja direto e se necessário, explique brevemente os motivos. Mas lembre-se, que dependendo do caso, “não” também é uma frase completa e nem sempre você precisa se explicar, do contrário podem achar uma brecha na sua justificativa para que você não possa seguir negando a solicitação.

voltar

Links Úteis

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 6.085 6.088
Euro/Real Brasileiro 6.3412 6.3573
Atualizado em: 20/12/2024 20:59

Indicadores de inflação

09/202410/202411/2024
IGP-DI1,03%1,54%1,18%
IGP-M0,62%1,52%1,30%
INCC-DI0,58%0,68%0,40%
INPC (IBGE)0,48%0,61%0,33%
IPC (FIPE)0,18%0,80%1,17%
IPC (FGV)0,63%0,30%-0,13%
IPCA (IBGE)0,44%0,56%0,39%
IPCA-E (IBGE)0,13%0,54%0,62%
IVAR (FGV)0,33%-0,89%-0,88%